A Toyota lançou na Europa a versão híbrida-leve da picape média Hilux, chamada MHEV. O modelo chega ao velho continente importado da Tailândia, e em breve também terá produção na América do Sul, especificamente na Argentina. A Hilux MHEV usa o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv, com o auxílio de uma bateria de 48V.
Por se tratar de um modelo híbrido-leve, a bateria não movimenta o modelo 100% no modo elétrico, em nenhuma hipótese. O sistema alimenta a elétrica do carro quando o motor a combustão está desligado, ou quando o strat-stop estiver funcionando, como ao parar em um sinal de trânsito, por exemplo.
Hilux MHEV baseia sistema híbrido em bateria de 48V
A bateria de 48V consegue sua energia através do alternador e da frenagem regenerativa da picape. Assim, segundo a marca, a Hilux MHEV consegue ser até 10% mais econômica, com melhor desempenho, melhorando as capacidades do veículo dentro e fora da estrada. Ainda segundo a Toyota, a aceleração progressiva e a frenagem regenerativa garantem o melhor desempenho independente do terreno, por exemplo.
Contudo, as capacidades de carga (1.000 kg) e reboque (3.500 kg) não foram afetadas com a adoção do novo conjunto mecânico. O modelo apareceu, como protótipo, usado como carro de apoio no Kenya Safari Rally. Além disso, o modelo híbrido faz parte da nova investida da marca em picapes, onde planeja lançar pelo menos 9 modelos, algumas já previstas para serem feitas na Argentina.
Assim, no país estão sendo discutidos os sistemas MildHybrid. Em Rio Grande, entretanto, o benefício para híbridos, elétricos e híbridos-leves foi extinto. O conselho da cidade argumentou que os sistemas MildHybrid não oferecem um modo 100% elétrico, o que, segundo eles, foi crucial para reajustar a regra em vigor, por exemplo.
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